sexta, 27 de novembro de 2020


Seg, 16 de Novembro de 2020 17:10

Rafael Greca: primeira entrevista após a estrondosa vitória em primeiro turno...


 

... falou de volta das aulas, poços artesianos contra cri hídrica, iluminação pública, wi-fi grátis, geração de empregos e outros assuntos mais...

 

O prefeito reeleito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), afirmou, nesta segunda-feira (16), que as escolas municipais da cidade só devem reabrir quando existir uma vacina contra o novo coronavírus. Ele também afirmou que está abrindo poços artesianos e que vai licitar caminhões-pipa para tentar amenizar os efeitos da crise hídrica na região.

Greca foi eleito no primeiro turno nas eleições de domingo (15). Ele recebeu 499.821 votos, o que representa 59,74% dos votos válidos. Este será o terceiro mandato dele à frente da capital paranaense.

Em entrevista à RPC, Greca afirmou que "só dá para abrir escola se tiver antiviral ou vacina, ninguém quer matar inocentes".

"Estamos desejando que a vacina chegue logo, qualquer que seja a sua nacionalidade, até porque micróbio, vírus e bactéria não faz passaporte. Não importa se é chinesa, russa ou americana, toda vacina será bem vinda", disse o prefeito eleito.

Greca afirmou que no domingo ligou para o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), e também pediu a vacina que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan.

 

O prefeito afirmou que, por enquanto, Curitiba vai manter a bandeira amarela para os riscos do coronavírus. Em novembro, a cidade voltou a registrar alta na média móvel de casos confirmados de Covid-19, a patamares parecidos com os registrados em agosto e setembro.

 

"Se formos inteligentes, não vamos precisar fechar nada", disse.

O prefeito pediu para que as pessoas redobrem os cuidados pessoais, como uso de máscaras e álcool gel.

"Peço também que, se forem à praia, aos parques, aos bares, às baladas, não enfiem o pé na jaca, não chutem o balde", afirmou Greca.

O prefeito disse que, com o aprendizado da pandemia, espera reforçar o sistema de teleconsultas da rede municipal de saúde para o próximo mandato.

Crise hídrica

O prefeito afirmou que, por mais que a crise hídrica seja um problema que afeta todo o estado, e que o abastecimento e distribuição de água sejam de responsabilidade da Sanepar, que deve reforçar medidas para amenizar os efeitos da crise hídrica na cidade.

Rafael Greca afirmou que está com nove poços artesianos abertos na cidade, com capacidade de fornecimento de até 10 mil litros de água por hora, e que pretende chegar a 30 poços escavados até o final do mês.

"Vamos licitar um conjunto de carros-pipa, e se o verão for de estiagem, vamos completar o serviço da Sanepar oferecendo 500 litros de água por família nas áreas de racionamento", afirmou.

De acordo com o prefeito, as ações serão realizadas em conjunto com a Sanepar, como "uma medida de socorro para a população".

Empregos

O prefeito calcula que a implementação de alguns projetos a partir de janeiro de 2021 devem gerar 85 mil novos empregos na cidade.

Entre estes projetos estão a reurbanização do Bairro Novo do Caximba, a reestruturação da linha Inter 2 e obras de asfaltamento.

De acordo com Greca, a cidade tem R$ 600 milhões em caixa para os projetos, além de ter uma carteira de obras de cerca de R$ 2 bilhões aprovadas com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Agência Francesa de Desenvolvimento.

Promessas

O prefeito reeleito ainda afirmou que pretende investir na troca pela iluminação em LED em toda a cidade e que vai instalar wi-fi gratuíto em todas as praças e terminais de ônibus de Curitiba.

Greca também disse que vai plantar mais 100 mil árvores por ano.

Reeleito

O atual prefeito da capital, que tem 64 anos, comandou prefeitura pela primeira vez de 1993 a 1996. Ainda na política, ele foi vereador, deputado estadual constituinte, deputado federal e ministro do Esporte e Turismo.

Formado em economia e engenharia, especializou-se em urbanismo e é membro concursado do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).




Twitter - Políticos

Jair Bolsonaro


Ratinho Junior


Rafael Greca


Álvaro Dias


Flavio Arns


Professor Oriovisto Guimarães

S5 Box